Prefeitura confirma pagamento dos servidores nesta segunda-feira (30)

31/03/2020

Secretaria de Assistência Social realiza reunião com Beneficiários do Bolsa Família

14/03/2019

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 14/03, através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Maria do Tocantins, uma reunião com todos os beneficiários do Cadastro Único/Programa Bolsa Família, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do município. Na oportunidade foi informando sobre a importância das atualizações cadastrais e a inserção dos dados das famílias no programa.

A atualização dos dados faz toda a diferença para que o beneficiário do Bolsa Família continue no programa, se ele não comunica a mudança da escola dos filhos, por exemplo, o governo não consegue acompanhar se a criança está indo às aulas, e o benefício pode acabar sendo suspenso. Também é preciso informar troca de endereço, presença de um novo membro na família e se alguém começou a trabalhar com carteira assinada.

A orientação do ministério é que todas as orientações do cadastro sejam atualizadas. É como se ela fizesse uma nova entrevista, o entrevistador do cadastro único, nos CRAS e nos postos de cadastramento, passem por todo formulário do Cadastro Único, mas, principalmente, em relação aos dados de renda, de trabalho, composição familiar, dados escolares, endereço, que são as informações essenciais do Cadastro Único. Porque se a família não for atualizar o cadastro ela vai perder o benefício simplesmente porque o cadastro está desatualizado.

Além de manter o cadastro atualizado, o beneficiário deve ficar atento às chamadas condicionalidades do programa Bolsa Família. O governo federal realiza anualmente o cruzamento de diversas bases de dados para saber se existem irregularidades nas informações dos cadastros das famílias, como aumento não informado da renda familiar e mudança de endereço. Isso evita que usuários que não se enquadram nas regras continuem recebendo o benefício.