Prefeitura confirma pagamento dos servidores nesta segunda-feira (30)

31/03/2020

Prefeito Barrachini participa de Jornada Tecnológica de Pedro Afonso

03/02/2020

Com a presença do Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e diversas autoridades da Região, o Prefeito municipal de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini, participou da  décima edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região. A edição ocorreu nesta sexta-feira, 31 de janeiro, na Fazenda Uruçú e atraiu cerca de 600 pessoas que conheceram as inovações para a safra 2020/2021.

Além de fomentar a produção de grãos, sobretudo a de soja, o evento promovido pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e seus parceiros é destaque no desenvolvimento da região, movimentando, ao longo de uma década, cerca de R$ 85 milhões em negócios.

Avanços significativos

Os experimentos realizados nos últimos anos permitiram um crescimento no rendimento da safra que passou de 40 para 60 sacas de 60 quilos por hectare na média regional. Sojicultor há mais de 20 anos na região, Márcio Donizete ressaltou que a classe produtora tem aproveitado os produtos que são testados e mostrados nas jornadas ao longo dos últimos dez anos. “Assim, temos um desempenho melhor na lavoura”, pontuou.

Abertura da safra

Durante a programação da X Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região também foi realizada, oficialmente, a abertura da colheita da safra de grãos 2019/2020. O evento contou com a presença do governador Mauro Carlesse, do vice-governador Wanderlei Barbosa, do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, de dirigentes e cooperados da Coapa, deputados, prefeitos e outros convidados.

A expectativa é que os produtores tocantinenses colham mais de 5 milhões de toneladas de soja em todo o estado. Somente na área de atuação da Coapa, que compreende 13 municípios, serão cultivados 56 mil hectares de soja com expectativa de colher até 3 mil quilos por hectare.